Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique

17 de Janeiro de 2016
na categoria: Carnaval, Eventos
Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique

Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique

Oi Cariocas de plantão! Temos uma boa dica pra você que é Carioca e para quem é carioca de coração e vêm curtir o carnaval aqui no  Rio.

O bloco Céu na Terra, um dos mais tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro, vem com uma novidade em seus desfiles desse ano: além das tradicionais marchinhas, que sempre animam o público, o projeto Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique vai contar com a participação do saxofonista e professor de música da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Timóteo Cuche. “A ideia é aproveitar os cortejos do Céu na Terra pelas ruas de Santa Teresa e criar um momento de diálogo entre os países, realizando um carnaval onde os gêneros musicais moçambicanos serão apresentados com sotaque brasileiro”, diz Péricles Monteiro, um dos idealizadores do bloco.

Nesse carnaval a Marrabenta, gênero musical do sul de Moçambique, vai atuar como uma espécie de fio condutor, estreitando ainda mais os laços entre esses dois polos culturais, possibilitando o conhecimento de outros ritmos do país africano. A ideia nasceu em 2012 quando um dos integrantes do bloco Céu na Terra, Sergio Castanheira, foi à Moçambique e conheceu o saxofonista Timóteo Cuche. Logo começaram a tocar juntos, um ensinando a música de seu respectivo país para o outro.

Intercâmbio Brasil Moçambique

A proposta do Céu na Terra é que se faça um carnaval de festa, felicidade, mas também de pesquisa e pensamento crítico. Eventos recentes deixaram clara a existência do racismo no Brasil, assim como a xenofobia com imigrantes, principalmente haitianos. O Céu na Terra pretende, através da vinda de Timóteo Cuche, aproximar mais os países e trazer a cultura como um elemento agregador. No dia 28 de janeiro, das 14h às 17h Timóteo Cuche vai participar da mesa “Música, Ritual e Identidade em Moçambique”, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS)

Sobre o bloco e a Orquestra Céu na Terra (Tradicional e queridos pelos Cariocas)

Foto OPCT divulgação em alta4
O bloco Céu na Terra é formado por sopros, percussões, instrumentos de cordas e sanfonas, num instrumental de aproximadamente cem músicos. Deve-se ressaltar no entanto que, além do bloco, o Céu Na Terra também tem a sua formação Orquestra, desenvolvida para apresentações em palco. Aqui o grupo é composto por onze instrumentistas e são produzidos arranjos específicos para esta formação, o que já foi feito com relações ao repertório moçambicano. Os shows de palco também terão a presença de Timóteo Cuche.

Sobre Timóteo Cuche

Timóteo Cutche - As Cariocas

Timóteo Cutche – As Cariocas

Professor no departamento de música da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da Universidade Eduardo Mondlane, onde dá aulas de saxofone e coordena a primeira banda feminina da universidade. Fez licenciatura em música, tendo como tema de formação o projeto: “Transcrição e análise das obras dos compositores da Marrabenta”. Marrabenta é uma forma de música-dança típica de Moçambique e o seu nome foi derivado da palavra portuguesa “rebentar”.

Ensaio aberto ao público:

Quarta, 27 de janeiro, às 19h, no Centro Cultural Cordão da Bola Preta, Rua da Relação, 3 – Centro
Classificação etária: 18 anos
Lotação da casa: 500 pessoas
Entrada franca
As camisetas do bloco estarão à venda por R$ 50

mais informações no e-mail:  contato@ceunaterra.art.br

Saídas oficiais do bloco

Céu na Terra II

  • Sábado, dia 30 de janeiro: Saída Pré-Carnaval – Praça Odilon Costa Neto até o Largo das Neves, em Santa Teresa.
  • Sábado, dia 6 de fevereiro: Saída Oficial de Carnaval – Cortejo saindo do Bar do Mineiro até o Largo das Neves, em Santa Teresa
  • Show da Orquestra Céu na Terra
    Segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 18h: Palco “Rio Marchinhas”, Arcos da Lapa
, , , , , , , , ,
Camilla Souza

Carioca da gema, apaixonada pelo Rio de Janeiro, pelo Carnaval, por dias de sol e céu azul, praias e pelas belezas da Cidade Maravilhosa, por moda e tudo de bacana que essa cidade nos oferece. Sou Carioca, sou do Rio e sou MUITO FELIZ!!

Veja meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *