Vamos renovar! Aprenda esfoliantes naturais para fazer em casa

11 de agosto de 2016
na categoria: Dicas
Vamos renovar! Aprenda esfoliantes naturais para fazer em casa

Vamos renovar! Aprenda esfoliantes naturais para fazer em casa

Olá meninas! Hoje vou falar de um assunto que todo mundo conhece, mas sempre tem dúvida: a esfoliação. Como fazer em casa com ingredientes naturais? De quanto em quanto tempo? Para saber isso é preciso primeiro entender o processo de renovação da pele e fazer uma auto-análise. Cada pessoa é única e têm hábitos e organismos diferentes. Se você usa muita maquiagem, fuma, pega muito sol, não passa hidratante, toma banho quente, tudo isso influencia na sua pele. Por isso, não gosto de criar uma regra e estipular prazos para fazer a esfoliação. Isso vai mudar de uma pessoa para outra e dos cuidados que você tem com a sua pele.

Vamos entender: quando as células novas da pele vão atingindo a camada externa (epiderme), elas “empurram” as mais antigas para cima, formando o que chamamos de camada córnea. Neste momento, elas sofrem uma queratinização e formam uma estrutura compacta e protetora, até morrerem e descamarem. Não notamos isso acontecendo, mas a nossa pele é renovada e desmaca o tempo todo. Estas células novas levam cerca de 28 dias ou até mais, dependendo da pele e dos hábitos, para atingir a superfície. Este processo é a famosa renovação celular e é fundamental para manter a saúde da pele.

CYMERA_20160728_190243

Vá para a cozinha! Os ingredientes naturais são os mais indicados para uma esfoliação saudável e deixam a pele maravilhosa!!

A esfoliação na medida certa:

– auxilia e acelera a renovação celular;

– remove as células mortas;

– estimula a circulação sanguínea

– melhora a absorção de nutrientes

 

Porém, se esfoliamos demais, retiramos a proteção e hidratação natural da pele, sem dar tempo do organismo trabalhar. Estas novas células que estão a caminho precisam de muitos cuidados. Alguns esfoliantes e hidratantes possuem substâncias tóxicas ao corpo. Uma boa escolha é usar produtos naturais, esfoliantes caseiros, preparados na hora e com produtos orgânicos, de preferência. Sementes trituradas como a linhaça, chia, sal, açúcar, aveia, coco ralado, ervas e óleos vegetais e essencias ganham combinações perfeitas para esfoliar e hidratar a pele. O resultado é uma pele limpa, aveludada, saudável e linda.

Vamos as receitinhas?

Antes de iniciar a esfolição limpe a pele com sabonete.

Esfoliante natural para o rosto:

– 1 colher pequena de açúcar demerara ou orgânico ou farelo de aveia (para peles mais sensíveis)

– 1 colher pequena de mel

Misture o açúcar com o mel até formar uma pasta mole. Espalhe na pele úmida, para facilitar o deslizamento, e faça movimentos circulares.

 

Esfoliante corporal:

– 3 colheres de sopa de açúcar demerara ou orgânico

– 2 colheres de coco ralado

– Óleo de coco

CYMERA_20160728_190156

Misture o açúcar e o coco e acrescente o óleo até formar uma pasta. Passe em todo o corpo úmido ou onde quiser com movimentos circulares. Depois apenas enxágue, sem usar sabonete. Não é necessário usar hidratante, pois o próprio óleo de coco já hidrata.

 

 

 

, , , ,
Aline Nascimento

Jornalista, esteticista e terapeuta holística. Carioca apaixonada pelo mundo dos spas, terapias e beleza.

Veja meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *